Conferência TRANSLOCAL #2
Título: “Por uma Geografia Literária à Brasileira: Paisagens e Percursos”
Conferencista Convidada: Ida Maria Alves (Universidade Federal Fluminense)
Moderadora: Teresa Jardim
Data: 13.06.2017
Local: Museu A Cidade do Açúcar
Horário: 17h 30m
Organização em parceria com: Grupo de Trabalho UMa Paisagem CIERL e Museu Cidade do Açúcar
Sinopse: Trata-se de apresentação geral sobre a constituição de uma geografia literária a partir da realidade múltipla brasileira. Mapeamento de alguns percursos de investigação na área e configurações/desfigurações da paisagem na narrativa e poesia brasileiras em contraponto com outras literaturas de língua portuguesa. Perspectivas e projetos relacionados para constituição de um campo de estudo e sua sedimentação disciplinar e reflexiva.
Notas Curriculares:
IDA ALVES é professora de graduação e pós-graduação do Instituto de Letras da Universidade Federal Fluminense-UFF, Niterói – Brasil. Coordena o Núcleo de Estudos de Literatura Portuguesa e Africana – NEPA-UFF. É membro do Pólo de Pesquisas Luso-Brasileiras (PPLB), sediado no Real Gabinete Português de Leitura, Rio de Janeiro. É co-líder do Grupo de pesquisa “Poesia e Contemporaneidade” – CNPq. Também coordena o Grupo de Pesquisa “Estudos de Paisagem nas Literaturas de Língua Portuguesa”. É pesquisadora-bolsista do CNPq – Brasil e integra o grupo internacional de pesquisa sobre linguagem poética e visualidade LYRA, sediado no Instituto de Literatura Comparada Margarida Losa da Universidade do Porto, Portugal.)co-organização com o Grupo de Trabalho UMa Paisagem CIERL
TERESA JARDIM nasceu e vive no Funchal, Ilha da Madeira. É Licenciada em Artes Plásticas/Pintura e em Design de Projectação Gráfica, pelo ISAPM e ISAD/Universidade da Madeira. Leccionou em diferentes graus de ensino, no âmbito das Artes Visuais. Desenvolve trabalho criativo e de pesquisa no domínio das artes plásticas e da poesia. Exposições individuais a destacar: 1984 – porque te amo, Galeria do ISAPM, Funchal; 1997 – Jogos de Adivinhação, Galeria da SRTC, Funchal; 2001 – eu vivo aqui, Galeria da SRTC, Funchal; 2011 – Alguns poemas dispersos e uma parede só para mim, Museu de Arte Contemporânea do Funchal. Vem desenvolvendo parcerias curatoriais e participou em mais de meia centena de exposições coletivas. Em poesia [Teresa M. G. Jardim], publicou Anjos de Areia (DRAC, 1993) e Jogos Radicais, (Assírio & Alvim, 2010). Colaborou em Fanzines, jornais e revistas. Faz parte de Cadernos Santiago I (2016) e Telhados de Vidro (ed. Averno).