|
Onde fica a periferia num mundo redondo?
LÚCIA NAGIB
(University of Reading, UK)
21.04.2022 | 18h 15m
Teatro Municipal de Baltazar Dias, Funchal
Org. Maria do Carmo Piçarra, Ana Salgueiro e Pedro Pão
|
Resumo: Nesta breve conversa, irei expor minha visão policêntrica do cinema, que contrapõe ao injusto modelo capitalista de centro-periferia a realidade física incontestável de um mundo redondo. Com relação ao cinema, em vez de dominadores e dominados, vejo picos criativos que se interconectam para além de fronteiras temporais e geográficas. O que os une é o projeto de produzir, tanto quanto de reproduzir, a realidade.
|
LÚCIA NAGIB é Professora de Cinema na University of Reading. Como investigadora, tem privilegiado (entre outras questões) abordagens policêntricas ao “World Cinema”, às “New Waves” e aos “Cinemas Novos”, assim como ao realismo cinematográfico e aos processos de intermedialidade. É autora de vários livros, entre os quais destacamos os seguintes:
- Realist Cinema as World Cinema: Non-cinema, Intermedial Passages, Total Cinema (Amsterdam University Press, 2020);
- World Cinema and the Ethics of Realism (Bloomsbury, 2011);
- Brazil on Screen: Cinema Novo, New Cinema, Utopia (I.B. Tauris, 2007).
Como criadora, assina com Samuel Paiva a realização do filme premiado Passagens: o Cinema Brasileiro entre mídias, tempos e espaços (2019)
O seu mais recente livro Realist Cinema as World Cinema encontra-se na “shortlist” de monografias candidatas aos prémios BAFTSS (British Association of Film, Television and Screen Studies) de 2022.
|