“Eu jogo, eu juro” | |
Joana Machado & Abe Rábade [a partir de Poemacto] | |
“Deito-me, levanto-me, penso que é enorme cantar/ Uma vara canta branco./ Uma cidade canta luzes” (Herberto Helder [1961], Poemacto) | |
(para ouvir, toque sobre a imagem) in Travessia dos poetas – Rosapeixe (CD, 2010)
Ouvir aqui, “Joana Machado, cantora”, entrevista a Carlos Vaz Marques em Pessoal… e transmissível
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Créditos: Joana Machado – voz
Abe Rábade – piano, composição
Pablo Martín Camiñero – contrabaixo
Bruno Pedroso – bateria
Tiago Schwaebl – flauta
João Moreira – trompete, flugelhorn
Jesús Santandreu – saxofone tenor
Elsa Roch – oboé, corne inglês
Hugo Queirós – clarinete
Pablo Pascual – clarinete baixo
Ana Cláudia Serrão – violoncelo
Carlos Ariel Garcia – direcção
Gravado por João Bessa @ Boom Studios (Canelas), Misturado por Nelson Carvalho @ Estúdios Valentim de Carvalho (Lisboa) e Masterizado por Álvaro Balañá nos Impact Mastering Labs (Barcelona). Editado e distribuído por NUBA RECORDS/KARONTE em Dezembro de 2010.
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Joana Machado nasceu no Funchal, onde, aos 6 anos iniciou a sua aprendizagem musical. Aos 14 teve uma banda de rock, com a qual ganhou um concurso local e gravou um cd. Com 17 anos mudou-se para Lisboa e integrou a Academia de Amadores de Música e, mais tarde, a Escola de Jazz de Luiz Villas-Boas do Hot Clube de Portugal, onde actualmente é docente. Terminada a Licenciatura em Design Industrial (pré-bolonha), rumou a Nova Iorque com uma bolsa de estudos e completou o BFA em Jazz & Contemporary Music da New School. Estudou com Buster Williams, Connie De Jongh, Doug Weiss, Joanne Brackeen, Jeannie Lovetri, Lúcia Lemos, Luciana Souza, Reggie Workman, Sheila Jordan, Steve Coleman, Theo Bleckmann, Vic Juris eMeredith Monk’s Company, entre muitos outros, e já actuou ao lado de artistas como Abe Rábade, Bernardo Sassetti, Chris Strik, Edu Lobo, Gary Bartz, Jamey Haddad, Jane Ira Bloom, Jesus Santandreu, Paulo Braga, Perico Sambeat, Reggie Workmann, Rembrandt Frerichs, Sara Serpa, Toon Roos e Steve Coleman. É Mestre em Música (IPP) e quase PHD em Artes (UL). Ensina Jazz na Universidade Lusíada. Titular de 5 registos discográficos, é também membro de formações, onde usa a voz como instrumento, como é o caso do 7teto do Hot Clube (desde 2014) e os Fragmentz de Sara Serpa (desde 2012). Integrou o cartaz de inúmeros Festivais e Programações Culturais um pouco por toda a Europa, EUA e Brasil.
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Abe Rábade nasceu em Santiago de Compostela (Galiza) a 08.09.1977. Aos 4 anos inicia a sua formação musical no Conservatório Histórico de Santiago que, então, seguia o método Kódaly, privilegiando dinâmicas de ensino-aprendizagem que apostavam na criatividade e na intuição. Continuou a sua formação no centro de jazz Estudio Escola de Música, também em Compostela, estudando o solfejo com uma orientação jazzística. Descobre, então, que “la improvisación podía ser la expressión máxima de esta forma de arte llamada música”. Em 1995, viaja até aos Estados Unidos, onde, em 1999, conclui a sua licenciatura cum laude em Jazz Composition e Piano Performance no Berklee College of Music (Boston). Em 2000 regressou a Santiago de Compostela, cidade onde reconhece “siempre quiero seguir regresando”. Entende a música como “uno de los más poderosos canales para la comunicación emocional y abre la vía de la intuición”, procurando seguir esta orientação nos muitos projetos que tem vindo a desenvolver. Assume o piano como o seu primeiro instrumento, logo seguido da bateria, tendo no seu CV uma alargada lista de colaborações com músicos de diversas proveniências artísticas e geoculturais. Porém, as suas valências musicais não se esgotam na performance instrumental. É também compositor e docente na Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo do Porto (ESMAE). Dirige, desde 1996, um trio de jazz acústico, formado por Pablo Martín Caminero (contrabaixo) e Bruno Pedrosa (bateria), para além do próprio Abe Rábade. Tem realizado múltiplos concertos, participando nos principais Festivais de Jazz, quer em Espanha, quer num contexto internacional mais alargado. O seu trabalho musical encontra-se também gravado e disponível para revisitação em muitos álbuns. Desde 2000, é o Diretor Artístico do Seminário Permanente de Jazz de Pontevedra (Espanha), com Paco Charlín. Participa regularmente em Seminários Internacionais de Jazz, como, p. ex., os da International Association of Schools of Jazz (Boston, Helsínquia, Tavira, Valência), o International Keyboard Festival and Master Class (Tui-Valença), ou o Jazz It Up Workshops (Macau)
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