Viriato Soromenho-Marques é Professor Catedrático da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, onde leciona Filosofia Social e Política, Filosofia da Natureza, História das Ideias na Europa Contemporânea e o Ambiente na Europa, nos Departamentos de Filosofia e Estudos Europeus.
Licenciado em Filosofia e mestre em Filosofia Contemporânea pela Universidade de Lisboa. obteve, em 1991, o grau de Doutorado em Filosofia pela mesma Universidade. Desenvolve desde 1978 uma intensa actividade no movimento associativo ligado à defesa do ambiente, tendo sido presidente da associação ambientalista nacional QUERCUS e um dos cinco autores da Estratégia Nacional Portuguesa de Desenvolvimento Sustentável. Foi o coordenador científico do Programa Ambiental Gulbenkian e membro do Grupo de Alto Nível sobre Energia e Mudanças Climáticas, por convite do Presidente da Comissão Europeia. É membro correspondente da Academia de Ciências de Lisboa, desde 2008, e da Academia de Marinha, desde 2012.
É autor de mais de quatrocentos trabalhos sobre questões de Filosofia, Ambiente e Relações Internacionais, e foi conferencista em mais de mil conferências, quer em Portugal, quer no estrangeiro. Alguns de seus textos e livros estão traduzidos para espanhol, francês, inglês, alemão, norueguês e mandarim. Em 2011, o seu trabalho foi distinguido com o Prémio Meio Ambiente Quercus 2011, sendo considerado uma das 30 personalidades mais destacadas nas últimas três décadas em Portugal.. Em 2014, foi premiado pela Federação Portuguesa do Pulmão como a Personalidade do Ano. A Fundação Heinrich Böll Stiftung (HBS) considerou o seu texto “Portugal: 40 anos de democracia e integração na União Europeia” (em co-autoria com Ricardo Cabral) como o melhor artigo do ano 2014. Entre outros prémios e galardões, recebeu, da Presidência da República Portuguesa, o diploma de «Grande Oficial da Ordem do Mérito Civil» e o grau de «Grande Oficial da Ordem do Infante Dom Henrique».